Escolas das redes públicas com turmas de estudantes no segundo ano  (alfabetização) do ensino fundamental recebem, até a metade deste mês, a  Provinha Brasil de matemática. A exemplo da provinha de língua  portuguesa, que o MEC distribui desde 2008, a aplicação desta provinha  não é obrigatória.
Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB)  indicam que 3,3 milhões de alunos cursam o segundo ano do ensino  fundamental em 107,1 mil escolas públicas. A primeira edição da provinha  de matemática tem 24 testes de múltipla escolha, que serão aplicados  pelo professor em sala de aula ou por coordenador pedagógico definido  pela direção da escola. O ministério recomenda que a avaliação seja  realizada neste mês.
A partir de 2012, as escolas públicas com  classes de alfabetização vão receber as provinhas de língua portuguesa e  de matemática no início e no final do ano letivo. Além da provinha  impressa, professores, coordenadores pedagógicos e gestores podem  consultar a matriz de referência da provinha de matemática que está  disponível no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas  Educacionais (Inep).
A realização da Provinha Brasil compreende  uma série de atividades que envolvem a SEB, o Inep e o Fundo Nacional de  Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de parcerias com a União  Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho  Nacional de Secretários de Educação (Consed). A definição de conteúdos,  elaboração dos testes, impressão e distribuição dos materiais são  atribuições dos órgãos do MEC. A Undime e o Consed são responsáveis pela  mobilização e orientação das escolas em cada rede de ensino.
Conheça a matriz de referência da provinha de matemática.
Fonte: Portal do MEC
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário