sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Omo cria prêmio nacional “Pelo Direito de Ser Criança” que incentiva o brincar

O Programa pelo Direito de Ser Criança é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças do Educação Infantil e/ou do ciclo do Ensino Fundamental I. A premiação vai contemplar duas categorias:

Selo aqui se brinca

Essa categoria é destinada às escolas da Educação Infantil e busca avaliar, principalmente, como o brincar é utilizado no dia a dia escolar para incentivar o desenvolvimento social dos alunos.

Selo Aqui se Aprende pela Experiência

Essa categoria é destinada às escolas do Ensino Fundamental I e busca avaliar a forma como o aprender pela experiência é utilizado como ferramenta para o contato dos alunos com o universo que os cerca.
Todas as escolas inscritas serão avaliadas por uma comissão de especialistas em educação, responsável pela geração de um referencial teórico e de indicadores acerca do brincar e do aprender pela experiência. Todo esse referencial se organiza dentro de cinco pilares conceituais que, juntos geram um critério de avaliação objetivo que será utilizado em 2 fases de avaliação, de acordo com a categoria das escolas participantes:
Inscreva-se
  • Direito de brincar e de aprender através de brinquedos não estruturados
    Valoriza o tempo e o espaço do brincar na escola, a criança como sujeito desse brincar e a utilização de materiais de baixo custo, simples e essenciais.
  • Direito de aprender pela experiência
    Valoriza a experiência individual e subjetiva, bem como a criança como sujeito de seu aprendizado.
  • Direito de estar em contato com a natureza
    Valoriza o contato dos alunos com a natureza e seus elementos.
  • Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade
    Valoriza a escola que adote práticas sustentáveis e socialmente responsáveis gerando posturas reflexivas entre os alunos.
  • Direito de vivenciar a cultura local
    Valoriza a escola que reconheça a cultura local de seus alunos e da região onde está inserida, destacando seus aspectos comunitários, festivos e de participação comunitária e familiar dentro da realidade e espaços escolares.
 Para participar do Programa pelo Direito de Ser Criança devem se inscrever exclusivamente no site www.pelodireitodesercrianca.com.br  de 11 de agosto a 30 de setembro de 2011. O edital e este regulamento da premiação, assim como mais informações sobre o Programa, também estão disponíveis no mesmo site.

Fonte:Pelo direito de ser criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário