quinta-feira, 11 de agosto de 2011

INEP DIVULGA BOLETINS DAS ESCOLAS NA PROVA BRASIL 2009


Para diretora do TPE, desafio é ajudar professores e gestores a usarem esses resultados

 
Inep divulga boletins das escolas na Prova Brasil 2009
  
Arte/TPE
Da Redação do Todos Pela Educação*
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (10), os boletins com o desempenho das escolas na Prova Brasil 2009. A espera de dois anos pelo resultado, segundo o órgão do Ministério da Educação (MEC) deveu-se ao reprocessamento de dados após recursos interpostos pelas instituições de ensino.
"Avançamos muito nas avaliações externas no País, como a Prova Brasil, que permite o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes. O próximo desafio é ajudar os professores e gestores a utilizarem esses resultados para a melhoria de suas práticas", afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.
Os boletins trazem informações sobre o número de participantes, médias em língua portuguesa e matemática, distribuição dos alunos nas faixas de proficiência, evolução do Ideb e indicadores educacionais como taxa de aprovação, médias de hora-aula e docentes com curso superior, para cada uma das cerca de 60 mil escolas públicas de 4ª e 8ª séries avaliadas.
Os boletins trazem os dados já consolidados da última edição da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos. Os resultados preliminares foram publicados em julho de 2010 e, então, houve um prazo para que as escolas, secretarias municipais e estaduais de Educação recorressem dos dados.
Segundo o Inep, a equipe técnica do órgão julgou os recursos e reprocessou as informações, quando necessário. "Os resultados consolidados são apresentados agora, após finalização de todas as análises de consistência das bases, assegurando assim a fidedignidade dos dados, o que é de suma importância tanto para o subsídio às políticas públicas educacionais quanto para a utilização em pesquisas e estudos técnicos", diz nota do instituto.
De acordo com apuração do Todos Pela Educação, os microdados da Prova Brasil 2009 – informações técnicas destinadas a pesquisadores da Educação – deverão estar disponíveis na próxima semana.
Fonte: Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário