sábado, 27 de agosto de 2011

Intercâmbio colaborativo de projetos pedagógicos

Começa neste mês, no dia 29, a nova fase do projeto Connecting Classrooms (conectando salas de aula), uma ação da British Council. A proposta é promover um intercâmbio de práticas pedagógicas entre professores brasileiros e do resto do mundo, especialmente da América Latina e Europa. 

Como funciona? É simples. A coordenação do projeto propõe um assunto a ser desenvolvido pelos professores. Eles têm dois meses para cumprir algumas metas, que se traduzem, na prática, na sistematização pedagógica das atividades. Findo o prazo, todas as escolas têm acesso a um banco de dados que reúne tudo o que foi produzido pelos participantes. E não é só isso: durante o processo, professores têm a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais.
Ao longo do período de um ano, serão disponibilizados 15 modelos de projeto, que terão um período para inscrição e cerca de dois meses para serem implementados pelas escolas participantes. Os projetos abordam temas transversais relacionados às artes, esportes, cidadania, meio ambiente e identidade cultural.
Terão início neste mês os seguintes projetos:
1 – Aprendendo com as brincadeiras – EF I – 6 a 10 anos A partir de pesquisas com as famílias, os alunos deverão organizar uma lista com as brincadeiras infantis preferidas dos seus pais ou familiares para serem detalhadas e compartilhadas com os demais colegas de classe e com as outras escolas. Ao final, os alunos deverão produzir materiais com informações sobre as brincadeiras e organizar uma exposição para que todos da escola tenham acesso.
2 – Paradas de sucesso – EF II – 10 a 14 anos Você irá escolher com seus alunos as cinco músicas nacionais mais famosas da sua região. Irão pesquisar, para cada uma delas, a biografia do compositor e/ou a história da banda, a letra, a melodia e outras curiosidades. Depois dessa fase, vocês deverão socializar o material coletado com os demais participantes do projeto favorecendo assim, a troca entre as diferentes culturas. O produto final será um “Show de Talentos” com apresentação feita pelos alunos de várias músicas da sua região ou de outro país.
3 – Jovem embaixador – EM – 14 a 18 anos Você e seus alunos deverão fazer um roteiro de viagem indicando os principais pontos turísticos de sua região/país. Os roteiros serão compartilhados e posteriormente os alunos poderão escolher um país que tenham interesse para conhecer melhor, por meio de uma pesquisa mais detalhada.

Mais informações e inscrições no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário