sexta-feira, 27 de maio de 2011

Especialista indica livros prazerosos para novos leitores

Livro incentiva professor a realizar importante tarefa de formar leitores


Uma das principais tarefas de Maria Helena Zancan Frantz é divulgar a importância dos livros na formação das crianças.

Seu livro "A Literatura nas Séries Iniciais" é uma conversa franca com pais e educadores sobre a necessidade de apresentar e instigar a convivência deles com diferentes histórias que atingem e atiçam o imaginário infantil.
O discurso parece pronto e repetitivo, mas a especialista busca outros meios de exemplificar o sucesso e os ganhos quando a criança começa a desenvolver uma relação mais próxima com a linguagem.
"A formação do leitor é uma das principais tarefas da escola atual. No mundo letrado em que vivemos, a leitura é o maior suporte da aprendizagem, sendo a competência linguística fator fundamental para a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento", destaca o livro.
"A Literatura nas Séries Iniciais" debate na primeira parte os aspectos referentes à leitura e à literatura. Em seguida, a autora traz exemplos de trabalhos realizados com o ensino da literatura infantil nas diferentes séries, assim como por meio de oficinas, minicursos e palestras.
"No mundo letrado em que vivemos, a leitura é o maior suporte da aprendizagem"
"No mundo letrado em que vivemos, a leitura é o maior suporte da aprendizagem" Maria Helena também destaca os gêneros do conto de fadas, as adaptações, poesias infantis e narrativas contemporâneas para sugerir trabalhos, e as riquezas que cada um pode render dentro da sala de aula e dentro da cabecinha dos alunos.
O final do livro reserva algumas páginas com indicações de obras interessantes para serem trabalhadas pelos professores. Algumas das sugestões, inevitavelmente repetem títulos outras vezes comentados, enquanto outras apresentam narrativas novas e que merecem ser exploradas. 


Fonte: da Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário