sexta-feira, 16 de julho de 2010

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Fazendo uma retrospectiva da minha trajetória de professora aprendiz, destaco o primeiro recurso tecnológico utilizado: o livro, tão conhecido e utilizado em toda minha trajetória de estudante. Apaixonada pelos livros, ainda hoje tenho dificuldades em ler na tela do computador. Não me contento em apenas digitar textos, às vezes sinto falta de exercitar minha caligrafia, com tantos recursos tecnológicos tenho certo receio de perder a simplicidade das coisas mais primárias do ato de aprender. Em contra partida, o universo virtual me encanta, as mídias bem utilizadas nos processos de ensino e da aprendizagem aguçam minha curiosidade e criatividade.
A vontade de inovar me trouxe ao contato com o mundo virtual, digo universo... esse já é o oitavo curso que faço a distância, a cada dia descubro algo novo, e não tem como não me encantar com as metodologias aplicadas, os sistemas de monitoramento e avaliação desenvolvidos. Cada curso realizado me proporciona o contato com plataformas, ferramentas e ritmos de tarefas diferentes, isso desenvolve em mim habilidades diversas no uso das TICs.
No ensino a distância, o aluno precisa ser muito comprometido e acima de tudo disciplinado, costumo dizer que setenta por cento do curso depende exclusivamente do aluno para que ele seja realmente bom, porém o tutor tem um papel importantíssimo nessa trajetória.
Quando fiz meu primeiro curso tive muita dificuldade por não ter contato direto com meu tutor, me sentia sozinha e cheia de dúvidas não percebia como podia ser assessorada pelo tutor, mas isso é coisa de principiante. Segundo Moram: “...ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias...”,essa ausência nos faz buscar mais para encontrar respostas para nossas indagações sobre o objeto de estudo , a “Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual.” e necessário se faz entender que é preciso que aconteça  uma  interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
A Educação a Distância é mais uma possibilidade educacional que se oferta aos cidadãos, que se expande a cada dia e que conquistará seu espaço dentro dos diversos níveis de ensino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário