terça-feira, 25 de setembro de 2012

Concurso de Boas Práticas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil ou para a proteção do trabalho formal adolescente na América Latina

Headerhome_pt
Inscrição.
 A aprendizagem por meio do intercâmbio de experiências com terceiros é uma estratégia que vem gerando excelentes resultados ao redor do mundo. Sistematizar essas experiências é uma tentativa de capitalizá-las com o intuito de ampliar seu alcance e poder de difusão. Ao democratizar essa informação, pretende-se contribuir com a geração de conhecimentos sobre o que resulta mais eficaz no combate ao trabalho infantil e na proteção do trabalho adolescente permitido.
Diversas instituições e organizações sociais vêm desenvolvendo ações para combater o trabalho infantil e proteger o trabalho formal adolescente que, em menor ou maior magnitude, estão presentes em todos os países da região latino-americana. Entretanto, nem sempre conseguem transcender o âmbito local e compartilhar suas experiências e aprendizados com outras organizações e países, o que contribui na consciência do resto da sociedade sobre o impacto de eliminar o trabalho infantil e proteger o trabalho formal adolescente.
Em um esforço conjunto para identificar, valorizar e difundir Boas Práticas, a Fundação Telefônica e a OIT convocam este concurso, que pretende divulgar as experiencias e resultados positivos de organizações, que possam ser desenvolvidos, em parte ou em sua totalidade, por outras organizações e países.

O Concurso de Boas Práticas

Qualquer organização que tenha tido uma experiência para a prevenção e erradicação do trabalho infantil ou para a proteção do trabalho formal adolescente na América Latina poderá se inscrever no Concurso de Boas Práticas. Para inscrever-se será necessário preencher dois formulários, um com os dados da organização, e outro com informações sobre a experiência apresentada.
Comitê de Avaliação será formado por 2 integrantes da Fundação Telefônica, 2 representantes da OIT e 1 representante da Rede LACTI que, em reunião, escolherão as 10 experiências finalistas do Concurso que serão reconhecidas como Boas Práticas da OIT. Os e as internautas poderão fazer parte do Juri Popular que entre tais 10 Boas Práticas escolherão 5 para serem apresentadas no IV Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil no Brasil.

Premiação

As experiências finalistas serão publicadas na Rede LACTI e na plataforma do IV Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil, e serão reconhecidas pela OIT como uma Boa Prática na prevenção e erradicação do trabalho infantil na América Latina.
As 5 experiências mais votadas serão publicadas na Rede LACTI e na plataforma do IV Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil e seus representantes serão convidados a apresentá-las na 4ª etapa do IV Encontro Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, que acontecerá em junho de 2013, no Brasil.

Quais são as etapas do concurso?

Apresentação do projeto de Boas Práticas: 07 de junho de 2012, durante a primeira etapa presencial do IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, realizada no Equador.
Período de inscrições: de 17 de setembro a 16 de dezembro de 2012.
Apresentação das Boas Práticas já reconhecidas pela OIT: 02 de outubro de 2012, durante segunda etapa presencial do IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, que será realizada no Panamá.
Triagem das experiências: de 19 de novembro a 21 de dezembro de 2012.
Período de confirmação das informações das experiências selecionadas: janeiro de 2013.
Envio das experiências semifinalistas ao Comitê de Seleção: 28 de janeiro de 2013.
Avaliação pelo Comitê de Seleção: 28 de fevereiro de 2013 (dia da reunião do Comitê).
Apresentação das 10 experiências finalistas: 11 de março de 2013, durante a terceira etapa presencial do IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, que será realizada no México.
Período de votação online: 11 de março a 05 de maio de 2013.
Divulgação das experiências ganhadoras: 06 de maio de 2013.
Apresentação das experiências ganhadoras e recepção dos vencedores: junho de 2013, durante a quarta etapa presencial do IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, que será realizada no México.
 INSCRIÇÃO
Para se inscrever no Concurso, é necessário preencher dois formulários por projeto: um com dados institucionais, que comprove a existência e vigência da organização responsável pela experiência; e outro com a sistematização da experiência.
Preencha todos os campos e no caso de dúvidas entre em contato conosco.
É necessário ler e aceitar o regulamento do concurso para poder participar. Clique aqui para ler o regulamento antes de se inscrever.
Clique aqui para se inscrever no Concurso de Boas Práticas.

Você também pode enviar seu formulário de inscrição por e-mail para o endereço concursobp@redlacti.org. Para baixar o formulario em documento word, clique aqui.
Os interessados com menos de 18 anos que quiserem participar do Concurso de Boas Práticas deverão encaminhar uma autorização de sua mãe/pai ou tutor legal ao e-mail concursobp@redlacti.org, É necessária a leitura e aceite do regulamento do concurso por parte da pessoa que assine a autorização. Clique aqui para baixar o documento de autorização de participação

Fonte: Rede contra o trabalho infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário