sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Você sabe o que é a Prova Brasil?


A cada dois anos, estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública realizam a Prova Brasil. Mas o que é esse exame? E para que ele serve? De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é por meio dos testes de língua portuguesa e de matemática que o País monitora os índices de qualidade da Educação. É praticamente uma fotografia do ensino.

Exame que avalia alunos do Ensino Fundamental oferece panorama do ensino

Carolina Vilaverde
Da Redação do Todos Pela Educação
Com os resultados da Prova Brasil, as secretarias de Educação, o MEC e as próprias escolas podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.
Descubra mais sobre a Prova Brasil:

O que é a Prova Brasil?
É um exame para estudantes do 5º e do 9º anos (antigas 4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental, que serve para avaliar o rendimento das escolas públicas do País. Ele testa o conhecimento dos alunos em língua portuguesa e matemática.

Como é o exame?
Ele contém questões de múltipla escolha com quatro ou cinco alternativas. A prova de português tem foco em leitura e a de matemática aborda a solução de problemas. Além do caderno de prova, há um questionário socioeconômico e cultural em que os estudantes respondem a perguntas sobre fatores que podem influenciar seu desempenho nas provas.

São quantas perguntas? E qual o tempo de duração da prova?
O número de questões varia conforme o ano escolar:
- Alunos do 5º ano: 22 questões de língua portuguesa em duas provas e 21 testes de matemática, divididos em duas etapas.
- Alunos do 9º ano: 26 perguntas de língua portuguesa, divididas em duas provas, e 26 de matemática, também em dois blocos.
Cada bloco ou prova tem duração de 25 minutos. Depois de responder a cada prova, os alunos têm dez minutos para preencher a folha de respostas.

Quem é o responsável pela prova?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, é o responsável pelo desenvolvimento e pela aplicação das provas. Esta última fase é feita com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação.

Quando é aplicado o exame?
A cada dois anos, em anos ímpares.

O que é feito com o resultado das avaliações?
Com os resultados da Prova Brasil, as secretarias e o MEC têm um diagnóstico da Educação brasileira, podendo detectar desigualdades nas escolas e entre elas. A partir disso, esses órgãos devem definir ações e direcionar recursos para corrigir essas distorções e melhorar a qualidade do ensino.

Qual é a importância dessa avaliação?
A Prova Brasil conscientiza os gestores sobre a realidade de cada escola, ajuda a aplicar os recursos nas áreas prioritárias e a estabelecer metas. Além disso, pretende mobilizar a comunidade escolar em busca de uma qualidade de ensino melhor na rede pública do País. Os dados coletados também permitem comparações, ou seja, é possível, a partir deles, acompanhar a evolução dos desempenhos das unidades e redes de ensino.

Quantos alunos farão a Prova Brasil neste ano?
Em 2011, o exame será aplicado a cerca de 2,6 milhões de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e a 2,5 milhões do 9º ano.

Em quais escolas a Prova será aplicada em 2011?
A prova oficial, segundo o MEC, será aplicada a todos os estudantes das redes públicas, matriculados no 5º e no 9º ano, em escolas urbanas e rurais que tenham o mínimo de 20 alunos matriculados na turma avaliada.

Como os professores podem se preparar para a Prova Brasil?
O MEC disponibiliza simulados para leitura e download, que permitem aos professores identificar as habilidades desenvolvidas pelos alunos e, assim, estabelecer estratégias pedagógicas para trabalhar o que não foi alcançado.
Além disso, está disponível a publicação "Prova Brasil, Matriz de Referência, Tópicos e Descritores", que traz informações sobre os conteúdos que embasam a avaliação, os descritores e exemplos de questões. Essa publicação será impressa e enviada às escolas até o fim de junho, de acordo com o MEC.

O que cai na prova?
O exame é feito com base em um documento chamado Matrizes e Referências, no qual estão descritas as habilidades a serem avaliadas e as orientações para a elaboração das questões. Essas matrizes reúnem o conteúdo a ser avaliado em cada disciplina e série.

Como foram definidas essas matrizes?
Foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos dos estados brasileiros e de alguns municípios e professores de língua portuguesa e matemática das redes municipal, estadual e particular. A partir dessa consulta, foi identificado o que havia de comum entre todas essas propostas para criar, assim, as Matrizes de Referência. Em seguida, foram incorporadas também análises de especialistas nas áreas de conhecimento avaliadas.

Qual a diferença entre a Prova Brasil e as provas tradicionais/clássicas?
A Prova Brasil, diferentemente das provas aplicadas em sala de aula pelos docentes, utiliza uma metodologia na sua construção e aplicação que permitem avaliar redes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente. Elas não substituem as provas e testes aplicados pelos professores.


É possível acompanhar os resultados da avaliação?

Sim. Os resultados são divulgados na página da Prova Brasil, dentro do Portal do MEC, e são enviados às escolas participantes da avaliação. É importante divulgar os resultados da Prova Brasil para que as escolas possam fixar metas de desempenho.

Os professores também são avaliados pela Prova Brasil?
Não, mas os docentes e diretores das turmas e escolas avaliadas respondem a um questionário que busca reunir dados demográficos, seus perfis profissionais e de condições de trabalho.
 
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário