quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cultura e Educação

MinC e MEC trabalham juntos para o lançamento do edital Mais Cultura nas Escolas

Ao longo de 2012, serão investidos  R$ 142,5 milhões no Programa Mais Cultura/Mais Educação, a ser desenvolvido conjuntamente pelos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), com prioridade para a educação básica. Uma das ações a serem realizadas dentro do programa é o edital Mais Cultura nas Escolas, que deverá ser lançado no mês de abril. Com base no edital, serão selecionadas cinco mil propostas de intercâmbio de atividades entre instituições culturais e escolas. A previsão é de que os trabalhos comecem no segundo semestre deste ano. Além das escolas dos Programas Mais Educação e do Ensino Médio Inovador, serão beneficiados Pontos de Cultura e outras instituições culturais.
A iniciativa MinC/MEC faz parte das ações de políticas de cultura para a educação básica, conforme estabelece o acordo de cooperação técnica assinado entre a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o então ministro da Educação, Fernando Haddad, em dezembro de 2011. A intenção é que, até 2014, sejam atendidos cinco milhões de estudantes, tornando o ambiente escolar um espaço também de produção e circulação da cultura brasileira, com respeito à diversidade.

Visita a Queimadas
Neste mês de março, a diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes, realizou uma visita técnica no município de Queimadas, na Paraíba. Ela conheceu as experiências de educação integral nas escolas municipais contempladas com o Programa Mais Educação/MEC.
Foram visitadas as escolas municipais João Ferraz, Beatriz Ernesto de Melo e  Irmãos Alexandrino, onde foi possível visualizar as diferentes atividades realizadas, como canto coral, teatro, desenho, letramento e capoeira, permitindo o conhecimento das várias possibilidades de atividades culturais que acontecem não só no ambiente escolar, como também nos espaços parceiros, no entorno da comunidade.
Na escola Irmãos Alexandrino foi possível conhecer a parceria com o Instituto Casa do Sol, relativa à construção da educação integral na zona rural, uma experiência que vem transformando vidas a partir do acesso à educação integral e cultura, principalmente por meio da capoeira e do samba de roda.
A proposta da visita foi a de conhecer as experiências e suas potencialidades na relação entre educação e cultura, visando à propagação do trabalho referente ao Edital Mais Cultura nas Escolas, uma das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica Interministerial assinado entre os Ministério da Cultura e da Educação, no final do ano passado, visando garantir as políticas de cultura nas escolas púbicas brasileiras, por meio da integração entre o Programa Mais Educação/MEC, e os pontos, grupos e espaços culturais apoiados pelo MinC.
Nessa visita, acompanharam Juana Nunes a presidente do Instituto Casa do Sol, Samira Bandeira; a coordenadora de Cultura do município, Melissa Araújo; e a secretária de Educação de Queimadas, Delúsia Rêgo.
Conheça o trabalho do Instituto Casa do Sol

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2012/03/28/cultura-e-educacao-8/

Nenhum comentário:

Postar um comentário