terça-feira, 18 de maio de 2010

Participação no Seminário Aprova Brasil

Francisco Soares

Estatístico com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Michigan Ann Arbor, nos Estados Unidos, coordena o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais, Presidente do Conselho Consultivo e Consultor Técnico da Avalia Educacional.



Nos últimos anos, a educação brasileira vem passando por uma série de avaliações elaboradas por instituições dos mais variados níveis: de organismos internacionais, como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), elaboradora do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), ao MEC (Ministério da Educação), elaboradora da Prova Brasil (Avaliação do Rendimento Escolar), do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Além dessas avaliações, de âmbito nacional e internacional, diversos Estados e Municípios brasileiros também realizam suas próprias avaliações para medir a qualidade de ensino locais.

Partindo dessa realidade, a Fundação Santillana em parceria com as Secretarias de Educação dos estados promoverão um encontro para discutir intenções e consequências desses processos avaliatórios sobre a educação brasileira, dando especial atenção à Prova Brasil, principal instrumento de medição do rendimento

escolar do país. Nesse sentido, o Seminário Aprova Brasil tem por intenção refletir sobre a forma como as diferentes instituições responsáveis pela educação do país vêm criando oportunidades para o atendimento do direito de aprender do cidadão brasileiro.

De acordo com o Artigo 205 da Constituição Federal, a “Educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e deverá ser promovida e incentivada

com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.


A Prova Brasil tem como um de seus objetivos produzir informações sobre o ensino oferecido pelas escolas públicas brasileiras. Verifica se os alunos dessas escolas aprenderam satisfatoriamente Leitura e Matemática, competências cognitivas fundamentais. Assim, trata-se de um instrumento que vai muito além de uma simples avaliação de ensino, configurando-se como uma forma de o

Estado brasileiro verificar se o direito constitucional à educação foi ou não atendido.


As informações obtidas pela Prova Brasil devem ser usadas pelas escolas e pelos sistemas educacionais como uma avaliação da qualidade de seus processos educacionais. A partir dos dados quantitativos levantados, a comunidade escolar terá uma noção do nível de aprendizagem dos alunos, podendo assim

estabelecer metas e intervenções pedagógicas com o objetivo de melhorar qualitativamente o ensino e a aprendizagem. É nesse sentido que o nome do Seminário Aprova Brasil deve ser percebido.


Queremos que o nosso país seja APROVADO no quesito educação, e isto só ocorrerá se os alunos das nossas escolas públicas aprenderem verdadeiramente.


Os testes usados na Prova Brasil são planejados para verificar a competência leitora e a capacidade de raciocínio lógico dos alunos. Estas são consideradas as duas competências essenciais para o exercício da cidadania, seja na discussão dos rumos do país, seja na inserção do aluno, quando adulto, no mundo do trabalho.


Corrigidos os testes, cada estudante recebe sua proficiência, nome técnico da nota, e pode ser classificado, para efeito de uso, em quatro níveis:


Avançado, Adequado, Básico e Abaixo do Básico ou Insuficiente.


Avançado


Nesse nível, os alunos dominam a competência completamente e sabem usá-la para a solução de problemas complexos.


Adequado


Classifica os estudantes que demonstram sólido conhecimento dos conteúdos e habilidades esperadas para alunos de seu estágio escolar e estão aptos a continuar, com sucesso, seus estudos nas etapas posteriores de ensino.


Básico


Esse nível congrega alunos que demonstram um domínio parcial da competência.


Abaixo do Básico ou Insuficiente


Identifica alunos com conhecimentos rudimentares da competência, completamente inadequados para o estágio escolar em que se encontram. Por isso, merecem atenção especial e imediata da escola.


Embora cada aluno tenha sua forma própria de aprender e aptidões pessoais que refletem as experiências familiares e sociais de seu meio, a expectativa de sucesso na aprendizagem deve ser a mesma para todos os estudantes. Agir de outra forma seria criar discriminações educacionais inaceitáveis.


Diante disso, o objetivo específico do Seminário é apresentar o modelo conceitual da Prova Brasil, mostrar a interpretação pedagógica dos resultados e refletir sobre a forma como estas duas informações podem ser usadas pelas escolas para atenderem melhor as necessidades de seus alunos.



http://www.seminarioaprovabrasil.com.br/default.asp?page=02_seminario.asp

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