quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aprovada a Lei de Responsabilidade Educacional - MOSSORÓ/RN


Publicado no Dia 22/12/2010 -  Jornal Correio da Tarde.
Por Fabiano Souza

Depois de muita discussão finalmente foram votados na manhã de hoje na Câmara Municipal de Mossoró sete vereadores da oposição os projetos enviados pelo Executivo, entre os quais a Lei de Responsabilidade Educacional. A oposição que na sessão de ontem acabou impedindo a realização da votação, hoje voltou atrás e votou o projeto, mesmo sem a presença dos vereadores, Genivan Vale (PR) e José Domingues, Zé Peixeiro (PMDB).
Os vereadores que ontem mantiveram contato com o promotor da Educação, Erci Ponte, que veio até a Câmara no dia de ontem para assistir acabaram fechando acordo para votação dos projetos.
Diante disso os ânimos entre os vereadores, foram temporariamente abrandados. Embora já existisse um acordo anterior para votação do projeto na sessão de ontem, que envolvia os vereadores e o promotor para que a Câmara votasse o projeto de Lei de Responsabilidade Educacional, a votação não ocorreu devido ao fato de o vereador Lahyre Rosado Neto convocar a oposição para derrubar o requerimento do Executivo. Tudo porque no pacote de projetos enviado pela Prefeitura de Mossoró estava um que tratava do combate ao bullying, cujo assunto também foi objeto de projeto enviado por ele.
Na sessão de hoje o pacote de projetos do Executivo foi mais uma vez debatido e posteriormente aprovado
Ainda na sessão de hoje foi apresentado o primeiro projeto do Orçamento geral do Município para 2011, que os vereadores da oposição vinham cobrando para que fosse feita a votação
Em desvantagem já que dois vereadores não se encontram no plenário no momento da leitura da pauta, sob orientação do vereador Francisco José Júnior (PMN) os vereadores, Daniel Gomes (PMDB), Lahyre Neto, Ricardo de Dodoca (PDT), Jorio Nogueira (PDT) se retiram do plenário para evitar que o projeto aprovado por eles em primeira votação fosse derrubado pela situação que no momento se encontram com maioria.
Claudionor determinou a suspensão da sessão por 15 minutos no sentido de tentar fazer com que os vereadores retornassem ao plenário. Diante desse novo impasse o projeto foi retirado da pauta. "Como os vereadores se retiraram do plenário nos fomos obrigados a retirar o projeto da pauta", disse o vereador Claudionor dos Santos (PDT) presidente do Legislativo.
O presidente ainda convocou uma sessão extraordinária para votação das emendas ao ao projeto modificativo para OGM/2011.

Enfim, o bom senso prevalece!!!